segunda-feira, 14 de setembro de 2015

                         Probióticos, Prebióticos e Simbióticos



       



Probióticos: É definido como um suplemento alimentar microbiano vivo que afeta de maneira benéfica o organismo pela melhora no seu balanço microbiano. Vários microrganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não acido-lácticas e leveduras.
Apresentam vários efeitos benéficos, os que se destacam entre os quais se destacam o efeito da mucosa intestinal, hipocolesterolêmico, anticarcinogênico, tratamento e prevenção da diarreia e melhora digestão da lactose. O probiótico deve se apresentar viável na preparação  e manter essa viabilidade no ecossistema digestivo, condição indispensável para sua atuação.
Eles são comercializados na forma de preparações farmacêuticas, em capsulas ou sachês, ou naturais, como leite fermentado ou iogurtes.

Prebióticos: São componentes alimentares não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. Pode inibir a multiplicação de patógenos, garantindo benefícios adicionais a saúde hospedeira.
  Apresenta vários efeitos benéficos, incluindo o efeito bifidogênico, aumento de absorção de cálcio, diminuição da translocação bacteriana, diminuição do risco de câncer de cólon, e efeito fibras, entre outros.
   Podem ser incluídas em féculas, fibras, dietéticas, outros açúcares não absorvíveis, álcoois do açúcar e oligossacarídeos. Os oligossacarídeos são encontrados como componente natural de vários alimentos, como frutas, vegetais, leite e mel.

Simbióticos: Produto no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados. Pode ser classificado como componentes dietéticos funcionais que aumentam a sobrevivência dos probióticos durante a passagem pelo trato digestório.
  Em aplicações de alimento o ideal é o que o ingrediente selecionado seja um substrato metabolizável pelo microrganismo probiótico no intestino,  que possibilita um aumento na capacidade de sobrevivência do probiótico.

Os probióticos, prebióticos e simbióticos atuam na manutenção da composição da microbiota intestinal, produzindo efeitos benéficos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário