domingo, 22 de novembro de 2015

Análise Crítica do Artigo –Doenças Transmitidas por Alimentos

 As doenças alimentares têm pelo menos 250 tipos, sendo que muitos são causados por microrganismos patogênicos. A ingestão de alimentos com esses microrganismos pode causar doenças alimentares DTA’s, acorrentando sérios problemas de saúde (GUEDES, Kariny).
A (SVS) e o ministério da saúde tentam realizar um controle através de registro de surtos comprovados .Os agentes etiológicos são investigados e analisados afim de descobrir sua origem e evitar casos mais graves ou até mesmo a morte. São relatados em vários casos de DTAs os agentes como a Salmonella presente principalmente na carne de frangos, ovos produtos lácteos, C. perfringens, Campylobacter,E Coli,Staphylococcus, Vibrio e outros (TAVARES Lucherlly).
Com um precário ou incorreto armazenamento dos alimentos a serem exportados ou importados, para outros, e, de outros países, pode ocorrer a contaminação de alimentos que ocasionam surtos de doenças  (MATIAS, Rose).
Os surtos acontecem pela proliferação de patógenos nos alimentos, que são introduzidos nos alimentos e ocorre a contaminação. S. aures e a salmonelose são os principais envolvidos na manipulação inadequada de alimentos.  Os investigadores falam que os fatores que permitem a proliferação microbiana são o tempo e a exposição do alimento. Já em relação aos fatores de sobrevivência são o tempo e a temperatura do cozimento insuficiente.  Um dos fatores mais comum de contaminação é o contando da mão do manipulador com o alimento (PONTES, Brenda).
Alguns casos de surto de DTA não estão sendo registrado no banco de dados da Vigilância Sanitária. O surto de DTA ocorre quando muitas pessoas passam mal ao inerir alimentos contaminados em um determinado local de alimentação (MORAES, Isabelle).

Um comentário: