segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Microrganismos Indicadores de Qualidade Higiênico-Sanitária em Alimentos.



Os microrganismos indicadores podem ser utilizados para refletir a qualidade microbiológica 
dos alimentos em relação à sua validade ou à segurança alimentar devido à presença de patógenos alimentares.(PONTES, Brenda). 

A qualidade de um alimento pode ser determinada pelo controle de qualidade analítico que tem como a abordagem na inspeção durante a sua produção até a execução de testes físico-químicos, químicos e microbiológicos no produto final. A condição higiênico-sanitária é um parâmetro aceito para determinação de qualidade microbiológica alimentar . (MATIAS,Roseanne)

Os organismos bacterianos podem causar severa toxinfecção gastrintestinal como consequência da ingestão de alimentos contaminados pela falta de higienização .(MORAIS,Isabelle) 

É necessário a qualidade microbiológica do alimento que tem o objetivo de fornecer alimentos seguros, do ponto de vista higiênico-sanitário. Uma das maneiras de se conseguirem alimentos seguros é o investimento em técnicas de manipulação adequadas e o treinamento de manipuladores de alimentos. Esses esforços permitirão a prevenção de doenças veiculadas por alimentos.(GUEDES, Kariny) 

O fornecimento de um alimento seguro ao consumidor envolve o conhecimento e uso de manipulação adequada, seguindo os princípios de Boas Práticas de Fabricação (BPF). As BPFs englobam os princípios e os procedimentos fundamentais necessários à produção de alimentos com qualidade desejável. É importante a utilização das práticas de higiene utilizando microrganismos indicadores de qualidade, em que medidas sanitárias devem ser seguidas e mantidas pelos estabelecimentos, as quais deveram sempre serem aplicadas e registradas, sendo pré-requisitos para outros sistemas, em especial, a análise de perigos e pontos críticos de controle, o APPCC. (TAVARES, Lucherlly)

2 comentários: