sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Procedimentos para Coleta de Amostras para Análise Microbiológica de Alimentos.


Todo estabelecimento comercial que produz e serve alimentos deve coletar e guardar amostras daquilo que é oferecido. A Vigilância Sanitária desta forma consegue analisar estes alimentos para evitar surtos ou suspeita de contaminação (MORAES, Isabelle).
As pessoas cada vez mais se alimentam fora de casa o que aumenta o risco de contaminação e problemas de saúde. O artigo 52, da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) nº 05/13, estabelece as regras para coleta, esclarece que as amostras de pratos prontos elaborados em serviços de alimentação inclusive alimentação coletiva como, indústrias de empresas, restaurantes comerciais por quilo, restaurantes de escolas, asilos e outros, devem ser colhidos na segunda hora do tempo de distribuição, de acordo com métodos de colheita desde a identificação das embalagens até o procedimento de higiene e refrigeração (GUEDES, Kariny). A legislação em geral determina a coleta de amostra de aproximadamente 100 gramas do produto servido para ser armazenado sob refrigeração ou congelamento, por 72 hora dependendo do tipo de alimento  (MATIAS, Roseanne).
A quantidade da amostra para analise deverá seguir os padrões exigidos pela autoridade sanitária para que não sofra penalidades que não dependem do laudo laboratorial (Resolução RDC nº 12 de 02 de janeiro de 2001 da ANVISA)  (PONTES, Brenda).
As amostras devem ser enviadas em embalagens originais, fechadas sem sinais de deterioração do produto, dentro do prazo de validade, conter o número do lote e esclarecimento do motivo ou finalidade da análise, deverá está acompanhada do Formulário de Inquérito Coletivo devidamente preenchido com o máximo de informações, caso fuja do padrão de exigência, a amostra não será analisada pelo laboratório sendo registrado em formulário especifico de cancelamento (TAVARES, Lucherlly).

Fonte:  O artigo 52, da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) nº 05/13 
INSTITUTO NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE – INCQS. Manual de coleta de amostras de produtos sujeitos a Vigilância Sanitária. Rio de Janeiro, 1998. 

Um comentário: